QUEM SOMOS
Somos uma ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO (ONGD), caracterizada por ações de solidariedade em proveito de populações excluídas.
Temos como MISSÃO prestar apoio a comunidades mais vulneráveis. Queremos chegar ao maior número possível de crianças e de famílias, independentemente do país, cor ou religião.
MUDAMOS VIDAS DESDE 2017, dando sorrisos a crianças carenciadas, bem como às suas famílias e comunidades, em Moçambique, São Tomé e Príncipe e em Portugal.
Temos por base TRÊS PILARES DE ATIVIDADE: Programa de Apadrinhamento, SOS Famílias em Portugal e Campanhas Extraordinárias.
A nossa atividade é FINANCIADA através de quotas, donativos regulares e casuais e por financiamentos por entidades/empresas nacionais e internacionais.
Aceda aos nossos relatórios de contas AQUI.
Cada padrinho e cada afilhado são muito especiais.
Não suprimos exclusivamente necessidades básicas.
Ansiamos por transformações, desejamos mudanças.
Queremos fomentar uma cultura de paz, de prosperidade e de afetos.
Lucília Esteves, Fundadora e Presidente da Padrinhos do Mundo
A nossa Equipa
A NOSSA EQUIPA
DIREÇÃO
LUCÍLIA ESTEVES
Presidente e Fundadora
PAULA VASCONCELOS
Secretária
ADELAIDE MOREIRA
Tesoureira
ASSEMBLEIA GERAL
LILIANA OLIVEIRA
Presidente
MARIANA LARANJEIRA
Secretária
ANA SOFIA AMARAL
Vogal
CONSELHO FISCAL
MANUELA PEREIRA
Presidente
ANA SOFIA AMARAL
Secretária
ISILDA BASÍLIO
Redatora
ONDE ATUAMOS
Neste momento, atuamos em TRÊS PAÍSES: Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Atualmente, atuamos em SEIS COMUNIDADES DE MOÇAMBIQUE (Chimoio, Manica, Motaze e província da Beira (Mútua, Nhamanta e Mafambisse) e TRÊS DISTRITOS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (Cantagalo, Mé-Zochi e Água Grande).
Paralelamente ao trabalho desenvolvido a nível internacional, atuamos em PORTUGAL, nomeadamente em Lisboa, no apoio a famílias em situação de carência e com dificuldades de integração.
Pretendemos chegar ao maior número de crianças possível, independentemente do seu país, cor ou religião e, muito em breve, alargar ainda mais os nossas áreas de atuação.
MOÇAMBIQUE
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
O QUE FAZEMOS
PROGRAMA DE APADRINHAMENTO
O Programa de Apadrinhamento consiste no apadrinhamento voluntário, de crianças órfãs e mais vulneráveis de Moçambique e de São Tomé e Príncipe, que proporcionará uma profunda alteração na vida destas crianças. Isto, não só através do envio de bens alimentares, higiene, roupa, calçado e material escolar, mas, especialmente, porque com o apadrinhamento nasce uma bonita e importante relação. Cada criança é a prova do que o amor de um padrinho ou madrinha pode fazer e como a sua vida pode mudar com um pouco de carinho.
Trimestralmente, é feito o envio das nossas encomendas, onde chega às mãos de cada criança o seu embrulho personalizado, de acordo com as suas necessidades. Através das fotografias, vídeos e até mesmo video-chamadas realizadas quatro vezes ao ano com cada afilhado e os seus responsáveis, conseguimos ter um feedback regular e intensificar os vínculos de afeto entre padrinho e afilhado.
Tudo isto é possível graças à nossa super equipa de colaboradores na região!
SOS FAMÍLIAS EM PORTUGAL
Foi em 2019, com o aumento de doações que recebíamos para o Programa de Apadrinhamento (muitas delas impossíveis de enviar para Moçambique por motivos de peso e dimensão) e com o reconhecimento de famílias em situações de carência em Lisboa, que nasce o departamento SOS FAMÍLIAS EM PORTUGAL.
Desde então, foram ajudadas cerca de 40 famílias, através de bens alimentares e/ou materiais. Paralelamente, procuramos também ajudar e aconselhar em situações burocráticas, como por exemplo, a integração no país, através de profissionais qualificados.
Cada cabaz alimentar mensal tem em média 15kg. Algumas doações alimentares são feitas diretamente, outras são monetárias às quais a nossa equipa de voluntários procede à compra no supermercado e outras são doadas por cafés e restaurantes.
CAMPANHAS EXTRAORDINÁRIAS
As Campanhas surgem em situações pontuais para que possamos reunir fundos ou bens materiais para desenvolver certas atividades e iniciativas que de outro modo não seriam possíveis de concretizar.
A primeira Campanha surgiu após a primeira visita ao terreno, em Julho 2019, onde foi possível verificar uma grande subnutrição nos nossos afilhados. Assim, como pretendemos não dar o peixe, mas sim ensinar a pescar, surgiu a Campanha das Galinhas e dos Galos e, posteriormente, a da Machamba (cultivo). As campanhas foram um êxito e, atualmente, todas as famílias ajudadas têm sementes e as suas hortas cultivadas, os utensílios necessários (como enxadas e sistemas de rega) e a produção de pintainhos e ovos – e, deste modo, o acesso à proteína, colmatando a lacuna que existia de subnutrição alimentar.
Desde então, já tivemos a Campanha dos Chocolates, para adoçarmos o Natal das nossas crianças, a Campanha das Mochilas e dos Uniformes, para o começo do novo ano letivo, entre outras. Atualmente temos em vigor a Campanha de Sensibilização Contra a Pobreza Menstrual e no futuro, tencionamos expandir para novas campanhas, como a da Casa, da Água e da Escola.