QUEM SOMOS

Somos uma ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO (ONGD) constituída formal e autonomamente, caracterizada por ações de solidariedade e pelo exercício de atividades em proveito de populações excluídas.

Temos como MISSÃO prestar apoio a comunidades mais vulneráveis. Queremos chegar ao maior número possível de crianças e de famílias, independentemente do país, cor ou religião. 

Padrinhos do Mundo
Programa Apadrinhamento Padrinhos do Mundo
Programa Apadrinhamento Padrinhos do Mundo
CAMINHO.png

Temos por base TRÊS PILARES DE ATIVIDADE: Programa de Apadrinhamento, SOS Famílias em Portugal e Campanhas pontuais. 

MUDAMOS VIDAS DESDE 2017, dando sorrisos a crianças carenciadas, bem como às suas famílias e comunidades, em Moçambique e em Portugal.

Programa Apadrinhamento Padrinhos do Mundo

JAN

2017

2017

SET

JUN

2018

JAN

2019

FEV

2019

Criação da Associação e Programa de Apadrinhamento

Legalização da Associação, constituição dos Órgãos Sociais e 1ª Assembleia Geral

Criação do departamento SOS FAMÍLIAS EM PORTUGAL

1º presença na  

FEIRA DE ARTESANATO DE BENFICA 

Cada padrinho e cada afilhado são muito especiais.

Não suprimos exclusivamente necessidades básicas.

Ansiamos por transformações, desejamos mudanças.

Queremos fomentar uma cultura de paz, de prosperidade e de afetos. 

Lucília Esteves, Fundadora e Presidente da Padrinhos do Mundo

 

A nossa Equipa

A NOSSA EQUIPA

CONSELHO FISCAL

MANUELA PEREIRA

Presidente

CARMINA SOUSA

Secretária

ISILDA BASÍLIO

Redatora

ASSEMBLEIA GERAL

LILIANA OLIVEIRA

Presidente

Secretária Assembleia Geral Padrinhos do Mundo

NAZARÉ RODRIGUES

Secretária

ANA SOFIA AMARAL

Vogal

DIREÇÃO

LUCÍLIA ESTEVES

Presidente e Fundadora

Secretário Padrinhos do Mundo

RUI MONTEIRO

Secretário

ADELAIDE MOREIRA

Tesoureira

 

ONDE ATUAMOS

Neste momento, atuamos em SEIS COMUNIDADES DE MOÇAMBIQUE: Chimoio, Manica, Motaze e província da Beira (Mútua, Nhamanta e Mafambisse). 

Paralelamente ao trabalho desenvolvido em Moçambique, atuamos em PORTUGAL, nomeadamente em Lisboa, no apoio a famílias em situação de carência e com dificuldades de integração.

Pretendemos chegar ao maior número de crianças possível, independentemente do seu país, cor ou religião e, muito em breve, alargar ainda mais os nossas áreas de atuação.

Infográfico Mapa Moçambique Padrinhos do Mundo
 
 
 
 

OS NOSSOS PARCEIROS

Junta de Freguesia de Benfica
gap_.png
Dress A Girl Padrinhos do Mundo
Kanimambo
Fundação Sérgio Gago
 

O QUE FAZEMOS

IMG_9713.jpg

PROGRAMA DE APADRINHAMENTO

O Programa de Apadrinhamento consiste no apadrinhamento voluntário, de crianças órfãs e mais vulneráveis de Moçambique, que proporcionará uma profunda alteração na vida destas crianças. Isto, não só através do envio de bens alimentares, higiene, roupa, calçado e material escolar, mas, especialmente, porque com o apadrinhamento nasce uma bonita e importante relação.  Cada criança é a prova do que o amor de um padrinho ou madrinha pode fazer e como a sua vida pode mudar com um pouco de carinho.

 

Trimestralmente, é feito o envio das nossas encomendas, onde chega às mãos de cada criança o seu embrulho personalizado, de acordo com as suas necessidades. Através das fotografias, vídeos e até mesmo video-chamadas realizadas regularmente com cada afilhado e os seus responsáveis, conseguimos ter um feedback regular e intensificar os vínculos de afeto entre padrinho e afilhado.

 

Tudo isto é possível graças à nossa super equipa de colaboradores na região!

IMG_9711.jpg

SOS FAMÍLIAS EM PORTUGAL

Foi em 2019, com o aumento de doações que recebíamos para o Programa de Apadrinhamento (muitas delas impossíveis de enviar para Moçambique por motivos de peso e dimensão) e com o reconhecimento de famílias em situações de carência em Lisboa, que nasce o departamento SOS FAMÍLIAS EM PORTUGAL.

Desde  então, foram ajudadas 40 famílias, sendo que 6 têm ajuda regular (mensal ou bimestralmente), seja através de bens alimentares ou através de bens materiais. Paralelamente, procuramos também ajudá-los e aconselhá-los em situações burocráticas, como por exemplo, a integração no país, através de profissionais qualificados. 

Cada cabaz alimentar mensal tem em média 15kg. Algumas doações alimentares são feitas diretamente, outras são monetárias às quais a nossa equipa de voluntários procede à compra no supermercado e outras são doadas por cafés e restaurantes.

CAMPANHAS EXTRAORDINÁRIAS

As Campanhas surgem em situações pontuais para que possamos reunir fundos ou bens materiais para desenvolver certas atividades e iniciativas que de outro modo não seriam possíveis de concretizar.

A primeira Campanha surgiu após a primeira visita ao terreno, em Julho 2019, onde foi possível verificar uma grande subnutrição nos nossos afilhados. Assim, como pretendemos não dar o peixe, mas sim ensinar a pescar, surgiu a Campanha das Galinhas e dos Galos e, posteriormente, a da Machamba (cultivo). As campanhas foram um êxito e, atualmente, todas as famílias ajudadas têm sementes e as suas hortas cultivadas, os utensílios necessários (como enxadas e sistemas de rega) e a produção de pintainhos e ovos – e, deste modo, o acesso à proteína, colmatando a lacuna que existia de subnutrição alimentar. 

Desde então, já tivemos a Campanha dos Chocolates, para adoçarmos o Natal das nossas crianças e a Campanha das Mochilas e dos Uniformes, para o começo do novo ano letivo. No futuro, tencionamos expandir para novas campanhas, como a do Veículo, da Casa, da Água e da Escola.